Governador autoriza início das obras do Contorno Norte de Castro

Governador assina autorização para obra de quase R$ 80 milhões em Castro nesta quinta-feira. Foto AEN.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (11) a ordem de serviço para a execução do Contorno Norte de Castro, nos Campos Gerais. O investimento de R$ 78.978.622,85 é parte do convênio do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ajudará a dar impulso a uma das principais bacias leiteiras do Paraná, tirando o fluxo pesado de caminhões do Centro da cidade.
A implantação do Contorno Norte de Castro conectará as rodovias PR-151 e PR-090 com aproveitamento parcial de estradas vicinais. A extensão será de 15,62 quilômetros e o projeto inclui um viaduto sobre a PR-151 com 27 metros de extensão e uma ponte sobre o Rio Iapó com 320,6 metros de extensão e 14 metros de largura.
Haverá, ainda, uma interseção em nível no entroncamento com a PR-090, uma rotatória no acesso à Castrolanda e um trecho de 2,5 quilômetros com terceira faixa. O prazo de execução será de 24 meses. O consórcio responsável pela obra é o Bandeirantes/Gaissler.
Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, há expectativa de conseguir finalizar as obras em 18 meses, antecipando o benefício para a comunidade. “O Paraná está em obras. Estamos entregando, licitando e anunciando o começo de novas intervenções. É a ligação definitiva do progresso e da industrialização de Castro. Estamos construindo o acesso ao contorno e, agora, o complemento de todo esse projeto”, disse. Ele também destacou a economicidade de 29% na licitação, cujo valor máximo era de R$ 112.228.758,93.
CONTORNO – Segundo o projeto, cerca de 55% do tráfego da PR-340 poderá ser desviado para o Contorno Norte a partir da sua conclusão. As obras preveem sinalização, drenagem, desapropriações, cercas, dispositivos de segurança e um amplo programa de recuperação ambiental. A velocidade máxima para todo trecho será de 80 km/h, com uma faixa de rolamento de 3,6 metros por sentido e acostamentos de 2,5 metros para cada lado.
O viaduto da PR-151 manterá a rodovia em mesmo nível, mas os acessos serão executados em desnível para quem deseja acessar o contorno vindo de Piraí do Sul ou para retorno de quem vem de Ponta Grossa. Todas as pistas terão faixas de segurança e os primeiros quilômetros contarão com pista dupla. A ponte possuirá acostamento e sete pilares sobre o leito do rio.
A interseção na Castrolanda será executada em formato de relógio (rotatória), com acesso à cooperativa e à PR-090, e o contorno se encerra no Pátio de Triagem da Cargill. O projeto executivo da Engemin foi financiado pela Castrolanda, Cargill e Evonik Degussa, com investimento aproximado de R$ 1,2 milhão.
O presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, destacou que o contorno possibilitará desvio de fluxo de caminhões de ração, calcário, leite e grãos para fora do Centro. São mais de mil associados, 3 mil colaboradores e atuação em uma área de mais de 120 mil hectares.
“Castro é um polo agrícola e havia um gargalo logístico na conexão entre as rodovias. Para a cooperativa é excelente, mas é um ganho para toda a sociedade. Produzimos 1 milhão de litros de leite por dia, então o fluxo de caminhos é muito intenso”, disse. “Com o novo acesso o frete ficará mais barato. Também ganharemos em eficiência porque a produção de leite tem baixo valor agregado. A logística é um diferencial para o produto”.
  • Da Agência Estadual de Notícias.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

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