Morre ex-prefeito Pedro Wosgrau aos 73 anos

Ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho morreu hoje, aos 73 anos.
O ex-prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho, morreu na tarde desta terça-feira (13) vítima de complicações do coronavírus. Wosgrau estava internado desde o último dia 7 de junho e vinha recebendo tratamento contra uma infecção por Covid-19.
MARCADO NA HISTÓRIA: Pedro Wosgrau Filho, engenheiro civil de formação, foi eleito prefeito de Ponta Grossa pela primeira vez em 1988, em um embate histórico com o então deputado Djalma de Almeida Cesar. Esta eleição foi uma das mais polêmicas da história da cidade, pois Wosgrau saiu de menos de 10% de intenções de votos para vencer as eleições de forma mais tranquila e surpreendente. A campanha de Wosgrau, naquele ano, ficou marcada com um dos temas mais lembrados em campanhas políticas em Ponta Grossa, o famoso “Ilari…lariê…é Wosgrau”, uma versão de uma famosa música da apresentadora Xuxa na época.
Wosgrau venceu outras duas eleições, em 2004, quando desbancou o então prefeito Péricles de Mello, e em 2008, conquistando a reeleição e o terceiro mandato derrotando Jocelito Canto e o deputado Sandro Alex.
MANIFESTAÇÕES: Diversas entidades se manifestaram pelo falecimento do ex-prefeito. A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, divulgou Nota de Pesar durante a tarde. Em determinado trecho, o texto lembra que “Wosgrau foi uma importante figura na história da cidade e teve papel decisivo no desenvolvimento de Ponta Grossa nas últimas décadas. Seja quando esteve à frente da Prefeitura, por três mandatos, ou na figura de empresário e representante do setor produtivo de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho sempre esteve presente nos momentos mais decisivos do avanço econômico que o município testemunhou nas últimas décadas”.
A Câmara Municipal também publicou nota: “A Câmara Municipal de Ponta Grossa lamenta profundamente o falecimento do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho, uma das mais importantes lideranças da história da cidade. Eleito por três vezes para a chefia do Executivo Municipal, exercendo os mandatos entre 1989-1992, 2005-2008 e 2009-2012”.
O ex-prefeito Péricles de Mello, através de assessoria, também divulgou Nota: “Lamento profundamente a morte do ex-prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho. Wosgrau foi uma das principais lideranças da história de nossa cidade. Independente de nossas diferenças ideológicas, nossa relação pessoal sempre foi de muito respeito e cordialidade. Fui vereador quando Wosgrau foi eleito pela primeira vez e acompanhei, como deputado estadual, seus outros dois mandatos à frente da Prefeitura, convergindo em várias questões de importância para Ponta Grossa. Presto aqui minhas mais sinceras condolências à família e amigos”.
  • da redação.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →