Corpo de Bombeiros alerta para golpe praticado no Paraná

O Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná vem recebendo  inúmeras denúncias de cidadãos que foram contatados por pessoas se passando por bombeiros no ambiente da Internet, em especial e-mails, com o intuito de lesar o contribuinte, com emissões de boletos para pagamentos e direcionamento para páginas duvidosas. Algumas destas mensagens podem parecer verídicas, pois se utilizam do brasão da Instituição, contêm textos com temáticas adotadas no serviço de prevenção de incêndios, inserindo por vezes dados que podem fazer com que a pessoa caia no golpe e faça a transação bancária.
O setor responsável para mitigar esses crimes está adotando as medidas cabíveis com intuito de coibir essa prática.
Entretanto, o Corpo de Bombeiros aproveita esta oportunidade para orientar o cidadão de bem para não cair em golpes e ser prejudicado.
Primeiramente, é necessário saber que a Seção de Prevenção e Combate a Incêndios e a desastres – SPCID (também denominada de Seção de prevenção) é incumbida da execução dos processos referentes a vistoria, licenciamento, expedição de documentos, análise de projetos, relatórios gerenciais e outros.
Com auxílio da ferramenta PREVFOGO, que é o sistema de gerenciamento eletrônico de documentos e procedimentos administrativos da seção de prevenção, o usuário mantém constante acompanhamento dos status do seu processo, em especial destaca-se que é neste local que será feita a impressão da guia de recolhimento de tributos – GR-PR, único canal em que o contribuinte fará o pagamento da taxa referente ao serviço solicitado ao Corpo de Bombeiros.
Utilizando essas informações, o golpista engana os usuários e pratica fraudes, por meio de envio de mensagens, e-mails falsos, solicitações de pagamentos por meio de links ou boletos, os quais não correspondem com o processo de trabalho do setor de prevenção do Corpo de Bombeiros.
É importante que o usuário fique atento às formas de comunicação e contato com o Corpo de Bombeiros do Paraná para assuntos relacionados aos setor de prevenção.
Presencialmente: nos quartéis do Corpo de Bombeiros, em destaque para sedes de Grupamentos e Subgrupamentos de Bombeiros Independentes, locais estes que se encontram as SPCIDs.
Via e-mail: com domínio “noreplay-bm7-prevfogo@bm.pr. gov.br” e “nao-responda@bm.pr.gov.br”.
Via correspondência: sendo estas exclusivamente por correspondências com Aviso de Recebimento – AR decorrentes de processos de fiscalização.
Telefones: fixos e whatsapp que podem ser conferidos no site http://www.bombeiros.pr.gov. br/ no campo “ATENDIMENTO AO PÚBLICO”.
Publicação em Diário Oficial do Estado: após a terceira tentativa de entrega de correspondência pelos correios restada infrutífera.
Lembrando que o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná não faz cobrança por PIX, não solicita doação em seu nome e pagamentos por links com boletos.
E ainda, se a pessoa recebeu alguma solicitação duvidosa ou sofreu um golpe, deve entrar em contato pelos  canais de denúncia.
  • da assessoria.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →