Dia 07 de setembro, Dia da Independência, da democracia e da liberdade

Milhares de pessoas estarão nas ruas de todo o país, nesta terça-feira, dia 07 de setembro de 2021. E talvez seja o Dia da Independência mais representativo dos últimos anos, pois, além de comemorarmos o principal dia patriótico, do fato histórico e marcante, temos a oportunidade de manifestarmos de maneira organizada, pacífica e ordeira, nas ruas, praças e locais públicos, para defender a democracia, a liberdade e o cumprimento da Constituição.
A grande parte deste público também quer cobrar dos poderes constituídos, o que manda a Carta Magna, que os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) sejam, de fato, independentes e harmônicos.
Muitos defendem também o voto auditável, a liberdade de expressão, e que membros do judiciário, do legislativo e do legislativo, possam ser investigados e, eventualmente, punidos, na forma da Lei, se forem comprovadas as irregularidades praticadas no exercício do cargo que ocupam, existindo assim, de fato e de direito a isonomia, um dos princípios balizares da democracia.
E nesta grande massa de manifestantes, que representa uma importante parte do povo brasileiro, estarão trabalhadores, empresários, produtores rurais, funcionários públicos, enfim, gente do povo, de todas as classes e camadas sociais, clamando por um país mais justo e limpo.
Talvez seja, de fato, a maior manifestação popular da história contemporânea do Brasil e, esperamos, sirva de fato para mostrar aos detentos dos principais gabinetes em Brasília, que a voz do povo é a que vale mesmo, porque jogar fora das regras permite que outros o façam também. E por certo, o que mais precisamos neste momento é defender e vivenciar o que diz o lema de nossa bandeira: ORDEM E PROGRESSO!
  • Paulo Sérgio Rodrigues, editor.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →