Vereador Julio Kuller protocola projeto que combate a Psicofobia

O vereador Julio Kuller (MDB) protocolou, nesta quinta-feira (18), o Projeto Lei que cria o Dia de Enfrentamento à Psicofobia para combater o preconceito relacionado às pessoas com problemas psicológicos, doenças ou transtornos mentais. A data será celebrada no dia 12 de abril.
“Com um dia específico dedicado ao combate à psicofobia, pretendemos promover a conscientização social sobre as diversas frentes do problema”, afirmou o vereador.
Desde o começo da pandemia, agravaram os casos de pessoas com doenças mentais e aumentaram os diagnósticos de pessoas com problemas de saúde mental. “Precisamos esclarecer e debater o termo psicofobia através de ações educativas para quem precisa procurar ajuda de especialistas e enfrentar o preconceito na sociedade”, enfatizou o parlamentar.
Cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo, aproximadamente 10% de toda a população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Conversamos com profissionais da saúde e especialistas no tema da saúde mental. Percebemos que a pandemia tem demonstrado que é necessário ampliar os equipamentos da rede SUS nas cidades para realizar tratamento adequado, comunitário e territorial em saúde mental”, finaliza Kuller.
  • da assessoria.

About Paulo Sérgio Rodrigues

Comentarista político, radialista, trabalhou em diversas emissoras de rádio, em TV e em jornais de Ponta Grossa, vem atuando há 30 anos no jornalismo de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais.

View all posts by Paulo Sérgio Rodrigues →